segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Embasa estuda cobrar por ar encanado

A Empresa Baiana de Água e Saneamento - EMBASA,  estuda a possibilidade de cobrar em separado na conta de água o consumo de ar na encanação dos consumidores. "Recebemos muitas reclamações de consumidores que não estão recebendo água em suas residências, mas mesmo assim a cobrança permanece. Sabemos que o ar que fica no encanamento é que movimenta o relógio, e isso gera fatura mesmo sem o abastecimento de água", explicou um diretor da empresa.

Empresa Baiana de Saneamento - EMBASA - estuda a possibilidade de passar a cobrar pelo ar que circular pelo encanamento



Ele ainda explicou como se daria a cobrança do ar encanado: "o estudo viabiliza uma cobrança justa do que os consumidores estão recebendo: ar. Não seria cabível cobrarmos a água que não jorra nas torneiras dos cidadãos. De acordo com os nossos estudos beneficiaríamos a situações mais críticas, trocando o relógio onde só seria contado o ar que circularia no encanamento, com um preço por m³ bem abaixo do que o da água". A nossa equipe procurou informações sobre as pessoas que seriam as "beneficiadas" pelo estudo mas a Embasa prefere não revelar. " O nosso intuito é ajudar o cidadão a pagar o que é devido. Nada mais natural do que pagar por um serviço que, mesmo não sendo o que ele esperava estará pagando por algo que ele sabe que está recebendo. E como ainda estudamos a possibilidade achamos melhor manter o nome dos beneficiados em sigilo até o momento certo. Mas posso adiantar que nossas pesquisas e experiências estão sendo conduzidos no interior do estado da Bahia, onde a situação da falta de água é preocupante. Não haveria cenário melhor para obtermos os primeiros resultados" concluiu o diretor.

Flagrante exclusivo no interior do estado da Bahia onde está sendo realizado o  projeto piloto do estudo da EMBASA de cobrança de ar encanado



Com reportagem do Nucleo Central de Reportagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário