sexta-feira, 13 de julho de 2012

Exclusivo! Cientistas criam pílula para diminuir emissão de metano das vacas!

O planeta Terra, vive uma grande onda de mudanças climáticas. Tudo isso se deve ao efeito estufa que tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Ele é ocasionado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. E também pelo lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são:  gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

A poluição é um dos grande fatores que contrubui para o efeito estufa, causando o aquecimento global
 O metano é um do gases mais poluidores, e o que pouco se sabe é que as vacas são as maiores emissoras deste gás. Alguns especialistas dizem que estes animais emitem de 100 a 200 litros por dia, enquanto outros dizem que pode chegar a 500 litros por dia. De qualquer forma, é muito metano, uma quantidade comparável à poluição produzida por um carro em um único dia. Tentando mudar esse panorama, cientistas estão desenvolvendo uma pílula que funcionaria com um catalisador para as vacas, diminuindo a quantidade de gás emitido por elas. 
Vacas poluem mais o ar, emitindo gás metano soltando puns, do que um carro emite dióxido de carbono
 "Criamos um pílula para diminuir a emissão dos gases. A drágea seria introduzida no ânus do animal, e se desintregaria, diminuindo a emissão do metano. A primeira pílula que desenvolvemos tinha aroma de alfazema e deu certo. Estamos estudando outros aromas, para as pílulas... cheiro de capim,  de aveia, de chocolate... vai dar gosto cheirar um peido desses animais e dar mais 'ânus' de vida ao nosso planeta", explicou o cientista responsável pela experiência, Pun de Vhaka. Agora só nos resta esperar pra ver... que dizer... esperar para cheirar.

Fonte: Da Bica News

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário