O mundo foi surpreendido com uma investigação do FBI sobre a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial. Suborno e manipulação de resultados estão sendo investigados e vem acontecendo desde a Copa do Mundo de 2002, da qual o Brasil sagrou-se Pentacampeão Mundial. O atual vice presidente da CBF - Confederação Brasileira de Futebol foi preso, juntamente com outros membros da FIFA. Mas novas investigações apontam também para a Copa de 94, onde o Brasil também foi campeão. Mas o FBI quer saber por que 2 jogadores no auge da carreira não foram convocados, o que era dado como certo, mas sequer foram convocados sem nenhuma explicação. Tudo indica que a empresa Nintendo, patrocinadora da CBF na época exigiu que os jogadores da Electronics Arts, rival da empresa japonesa não fossem convocados. O FBI está convocando para depor sobre mais esse escândalo os ex jogadores Janco Tianno e Tito Mancuso, para esclarecimentos sobre o corte de 94.
Janco Tianno em ação pela Seleção Brasileira no Fifa 94 |
Nossa equipe conseguiu conversar com Janco Tianno sobre essa situação: "Eu e o Tito Mancuso estávamos no auge da carreira, arrebentando no videogame Fifa 94. Tínhamos tudo pra estourar na Copa do Mundo de 94, o técnico Carlos Alberto Parreira tinha muita simpatia pelo nosso futebol e queria nos levar ma sequer fomos lembrados. O que soubemos na época é que existia um acordo da CBF com a Nintendo, a empresa rival da nossa, a Electronic Arts, que não permitiu que fôssemos convocados para que seus jogos não ficasse para trás. Por causa disso não jogamos a Copa que seria a das nossas vidas. Fui convocado pelo FBI e devo contar tudo que sei na próxima semana", explicou Tianno.
Um dos gols memoraveis de Janco Tianno no jogo Fifa 94
Tito Mancuso não foi encontrado para falar sobre o assunto, e não se tem ideia de onde ele esteja. O FBI continuará suas investigações e mais novidades podem aparecer por esses dias.
Da Redação Notícias Furadas Press