O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, assinou um documento que finalmente regula e reconhece algumas das profissões que sempre foram motivo de chacota no país. Agora os profissionais Enxugador de Gelo, Enchedor de Pneu de Trem e Ensacador de Ar terão suas funções reconhecidas, pela Legislação Trabalhista. " Esses trabalhadores servem muito para o crescimento do Brasil. Nada mais justo do que reconhecê-los perante as Leis Trabalhistas. Esperamos com isso resgatar o orgulho e a auto estima desses profissionais e por fim a todo tipo de brincadeiras a que são submetidos" explicou o ministro. As ocupações serão classificadas pelo CBO - Cadastro Brasileiro de Ocupações a partir de 1º de abril de 2013.
Enxugador de gelo exercendo sua função |
Segundo levantamento do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, nenhum profissional tem coragem de admitir que trabalha como Enxugador de Gelo, Enchedor de Pneu de Trem ou Ensacador de Ar. A chacota, descrença e o preconceito são os principais motivos para a negação das profissões. O Notícias Furadas procurou o presidente do Sindicato dos Enxugadores de Gelo de Salvador e depois de muita negociação ele aceitou falar conosco, mas sem se identificar: " É uma boa notícia pra nós, Enxugadores de Gelo, por que finalmente vão reconhecer o nosso trabalho, mesmo que tardiamente. Existem muitos colegas dessa profissão que com medo do preconceito não assume que faz esse trabalho. Esperamos que com essa medida a situação mude e apareça mais oportunidades não só na nossa área, mas também nas outras profissões regulamentadas" finalizou.
Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto assinou documento que regula e reconhece os profissionais Enxugadores de Gelo, Enchedor de Pneu de Trem e Ensacador de Ar |
Fonte: Da Bica News